Os pioneiros

   Os primeiros seguidores da palavra de Deus, nos mostram o exemplo a ser seguido. Quando olhamos o testemunho dos pioneiros da fé, nossa alma enche de esperança e alegria. Eles foram guiados pela palavra quando não existia a escrita, mesmo sem um livro Sagrado sabiam o caminho a ser caminhado.

   Adão, Enoque, Matusalém, Noé e Abraão foram obreiros obedientes aos preceitos de Iehovah, mesmo sem ter em mãos um livro. Abraão “…obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis (tora(s)).” Gn 26:5 O obreiro dedicou sua vida para obedecer e seguir as instruções maravilhosas.

  Ao nos declararmos praticantes da fé e das obras, nos colocamos como discípulos dos pioneiros, como arautos da verdade. Ser obreiro é não pertencer as religiões vigentes, é viver pela palavra, crer na interação entre Iehovah e a humanidade. Ser obreiro(a) é crer que Deus fala com todos os justos das nações sem a intermediação aos judeus. Os primeiros seguidores da torah não eram israelitas, isso mostra que para ser servo você não precisa ter descendência judaica, não precisa seguir ritos e tradições da religião judaica.  Os pioneiros não possuíam uma religião institucionalizada, não faziam discriminação de outras raças, viviam unicamente para obedecer a voz de Iehovah.

Não somos declarados obreiros após a prática do mandamento, mas, ao crer que é possível ser fiel e entender que é preciso obedecer aos mandatos de Deus. É pela fé e obras que alcançamos a justificação, que, nos tornamos aperfeiçoados. Tiago 2:22 Hebreus 10:24 Abraão foi declarado justo antes da circuncisão, mesmo assim praticou o mandamento, porque Deus o pediu. Ser obreiro é crer antes de praticar, é internar no coração a Santa Instrução.

Todos os pioneiros bíblicos eram a favor da obediência aos mandamentos de Iehovah, atualmente existem falsos profetas e falsos pastores que ensinam a nulidade dos mandamentos, ensinam que não é mais preciso observar a Santa Instrução (Torah) de Deus. Alegam eles que vivemos no tempo da graça, como se Adão, Abraão e Moises não viviam, a graça sempre existiu, não é agora que estamos no tempo da graça, nós sempre estivemos.

Nossa pratica de fé é centrada no espírito da profecia, que Deus dá aos seus mensageiros os profetas, ao viver pela palavra de Deus isso nos constitui toraístas, ao Deus nos dá sua instrução(toráh) ele deseja que sejamos obedientes aos seus mandados.

    A grande maioria das pessoas entendem que a torah são apenas os cinco primeiros livros da bíblia, mas seria isso uma verdade? Na realidade é um equívoco pensar assim, Moises escreveu muitas palavras, mas nem todas são inspiradas por Deus. Dentro do pentateuco encontramos a torah, mas nem tudo é instrução (torah). Mas aqui fica a pergunta, o que é torah? Vamos a partir de agora estudar sobre o assunto e descobriremos o que de fato é torah (instrução).

   Deus com sua sabedoria escolheu os oráculos, os profetas para dar ao mundo sua instrução, mas para lecionar o ensino da parte de Deus o profeta também usa suas próprias palavras, seu modo de visão de mundo. Um profeta porta (navor) a instrução de Deus, mas ao mesmo tempo usa seus termos humanos para falar aos humanos, isso não significa que a mensagem do profeta não serve, quero destacar que a torah (instrução) está dentro da mensagem do profeta e essa Torah (instrução) não vem do profeta, mas de Deus.

    A palavra Torah vem do hebraico e significa: instrução, ensinamento, educação, Lei ou doutrina. Quando um profeta, seja ele quem for, exemplo: Moises, Enoque, Elias, Jeremias etc., instrui o povo, falam da parte de Deus e dentro da mensagem existe a torah (instrução) e essa instrução vem do Altíssimo. Por isso nós obreiro de Deus não cremos que a Lei são apenas os cinco livros de Moises, cremos que a Sagrada Instrução existe em todos os escritos proféticos. Deus mesmo prometeu a Moisés que enviaria um profeta semelhante ao próprio Moises, se o profeta seria semelhante a Moises como poderia ter apenas a torah Moises? O Eterno também disse que surgiria outros profetas e que eles deveriam ser testados para sabermos se são verdadeiros ou não. “Falei aos profetas e multipliquei as visões; pela boca dos profetas falei em comparações.” Oséias 12:10 Sobre a instrução do Eterno disse o profeta David “Vossos preceitos são minhas delícias, meus conselheiros são as vossas instruções (toratot).” Salmos 119:24

    Os obreiros reconhecem que em toda a bíblia há instruções (LEI) e elas devem ser testadas pela peneira da torah base, e qual é a torah base? Os mandamentos, sim os mandamentos são a base e nada deve contrapor a essa verdade, todos os profetas devem ser harmônicos com a torah base ou do contrário tornam-se falsos profetas.

   Deus pode dar uma instrução para um povo e para outro não? Pode dizer aos israelitas: “Olhem para a serpente e viverás” ou “destrua a serpente”, [Números 21:9, 2ª Reis 18.4] essa mensagem é dada conforme o caminhar do povo, e isso não significa que a tal instrução foi abolida, isso não significa que o Eterno muda, mas significa que ELE pode fazer o que quer sem se contradizer, significa que ELE entende o ser humano e suas culturas, um bom exemplo disso e a festa de páscoa, ela foi dada aos israelitas afim de se lembrarem da saída do Egito, outros povos podem fazer parte da festa, mas ela sempre deve ser realizada por um israelita circuncidado. Existem mandamentos que foram recebidos pelos israelitas que são universais, um bom exemplo disso são: Não assassinarás, não roubarás, não adulterar, não mentir e segue uma vasta lista de mandamentos universais e entre eles o descanso no sétimo dia após seis dias de trabalho.

   Nós obreiros copilamos uma bíblia com todos os profetas até o momento, e a chamamos de a bíblia dos profetas. Cremos que Deus em sua sabedoria usa humanos simples para falar aos simples, usa homens e mulheres para serem porta vozes de sua palavra, assim somos obreiros porque vivemos pela palavra do Eterno. Somos obreiros porque não queremos nenhum outro “ismo” que desvirtue ou nos afaste da sua torah.

A Santa Instrução é progressiva, isso significa que um ser humano não conhecerá toda a verdade da torah. A amplitude dela é tão elevada que mesmo o pai Abraão não teve acesso ao mesmo conhecimento que Moises. Adão em toda sua majestade, sendo criado na presença de Deus não teve acesso ao mesmo conhecimento de Abraão. Em cada era, Deus levanta seus profetas em variadas nações e revela a eles seus desejos e instruções. Os livros de Moises revelam a nós que muitos povos não israelitas foram iluminados por Deus, tais como; Noé e sua família, os Ninivitas, Ló e sua família em Sodoma e muitos outros no qual não temos notícias. Deus não ama apenas os israelitas, mas toda a humanidade e contacta elas levantado homens e mulheres para serem luz em meio as trevas.