Os gentios convertidos podem comer carnes impuras? Atos 15.19-21

Deus Iehováh liberou o consumo de carne de porco para os gentios convertidos? Será que o texto de Atos 15.19-21, livra os gentios da abstinência de carnes imundas? Leiamos os textos de atos:

Por isso, julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus, 20 mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue. 21 Porque Moisés, desde tempos antigos, tem em cada cidade homens que o preguem, e cada sábado é lido nas sinagogas.

Observe com cuidado que o texto acima não isenta o gentio da abstinência de carnes imundas. Nossos amigos alegam que os mandamentos acima seriam os únicos que os gentios deveriam cumprir, destacaremos as seguintes leis:

  1. contaminações dos ídolos,
  2. da prostituição,
  3. do que é sufocado e
  4. do sangue

Ora meus irmãos, se fomos colocar apenas estes mandamentos em prática, logo os gentios podem praticar vários outros pecados, sem nenhuma punição já que, segundo o texto não podemos “perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus”, ora desde quando falar dos mandamentos de Deus é perturbar alguém?

Pode ser praticado os seguintes pecados:

  1. Desonrar os pais
  2. Praticar o casamento entre irmãos.
  3. Embriagar-se com álcool.
  4. Falar o nome de Deus em vão.
  5. Usar drogas como cocaína, crack etc.
  6. Cobiçar a casa e coisas do meu próximo.
  7. Casamento com pessoas do mesmo sexo.

Ora, não podemos “perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus”? Sério isso? Então leiamos com atenção os seguintes textos:

Is 26:21 Pois eis que Iehováh está saindo do seu lugar para castigar os moradores da terra por causa da sua iniqüidade; e a terra descobrirá o seu sangue, e não encobrirá mais os seus mortos.

Sf 1:18 Nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia da indignação do Senhor; mas pelo fogo do seu zelo será devorada toda a terra; porque certamente fará de todos os moradores da terra uma destruição total e apressada.

Por mais que o texto de Atos 15 não alega, a obrigatoriedade de se abster das carnes imundas, também não diz que a pessoa está livre para comer, leiamos o texto em que o Eterno fala aos gentios, sobre a carne de porco e outros pecados. Note que se trata de uma profecia que ainda não se cumpriu, ora como pode Deus queimar quem come porco se ele permitiu que os gentios comessem? Mas, é claro que o Eterno nunca fez tal permissão, nunca disse tais palavras, leiamos a profecia:

15 Pois, eis que Iehováh virá com fogo, e os seus carros serão como o torvelinho, para retribuir a sua ira com furor, e a sua repreensão com chamas de fogo. 16 Porque com fogo e com a sua espada entrará Iehováh em juízo com toda a carne; e os que forem mortos por Iehováh serão muitos. 17 Os que se santificam, e se purificam para entrar nos jardins após uma deusa que está no meio, os que comem da carne de porco, e da abominação, e do rato, esses todos serão consumidos, diz Iehováh. 18 Pois eu conheço as suas obras e os seus pensamentos; vem o dia em que ajuntarei todas as nações e línguas; e elas virão, e verão a minha glória.” Isaias 66.15-18

Observe claramente que o Eterno fala com os gentios e não gentios, veja as características do texto:

  1. entrará Iehováh em juízo com toda a carne”.
  2. ajuntarei todas as nações e línguas”.
  3. os que comem da carne de porco, e da abominação”.

Observe que o texto diz, a todos que “comem carne de porco”, o texto não diz: A todos que comem porco, exceto os gentios convertidos que gostam de comer porco. O juízo de Iehováh virá sobre todos.

Deus Iehovah volta atrás em sua palavra, Ele muda? Assim disse Deus sobre si próprio:

“Porque eu, Iehováh, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos” (Malaquias 3:6)

Mas tu permaneces o mesmo, e os teus dias jamais terão fim” (Salmo 102:1).

(Nm 23:19) Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa.

(Ez 24:14) Eu, Iehováh, o disse. Será assim, e o farei. Não tornarei atrás, não pouparei, nem me arrependerei

(Tg 1:17) Toda boa dádiva e todo Dom perfeito é lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.

Como agora podem dizer aqueles que usam Atos 15 para alegar que podem comer carnes imundas? Ora, então pratiquem outros pecados que em Atos 15 não foram proibidos, Vamos ver o que Jesus disse sobre a palavra de Deus:

Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. 18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido. 19 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.

Usar o livro de Atos 15 para justificar a desobediência aos mandamentos é pura leviandade intelectual ou falta do Espírito de Deus. Não crítico quem come e nem condeno porque só Deus pode e vai condenar. Mas usar tal passagem para “…ensinar aos homens…” que não precisa observar “…será chamado o menor no reino dos céus” Cuidado com os falsos profetas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *