07 – A verdadeira missão de Jesus.

Estudaremos a partir de agora sobre a missão de Jesus. Mas, antes de tudo precisaremos entender o que é de fato ser um Mensageiro, qual sua missão entre nós. Começaremos com o significado da palavra profeta e a palavra original em hebraico “navi”. A palavra profeta deriva do latim “propheta ou prometes”, pelo grego “prophétes”, com o mesmo sentido de “prever o futuro”. Porém, no hebraico a palavra é “navi” que têm o sentido totalmente diferente de alguém que prever o futuro. No hebraico a palavra navi significa: porta voz, ministrador, alguém que guia um povo, condutor. Essa palavra vem do acadiano, que era uma língua antiga que fez parte da formação da língua hebraica.


Em latim Propheta, significa: Aquele que prever o futuro.
Em hebraico, navi significa: Porta voz de Deus.

   Um porta voz, pode até prever o futuro, mas não é sua missão principal. A função de um navi (mensageiro) é a de ser a voz de Deus entre os homens, guiar o povo do Criador na vereda reta. Portanto a tradução da palavra “navi” do hebraico para a palavra “profeta”, não é a mais correta. Devemos lembrar que, quando no antigo testamento em língua portuguesa é usado a palavra “profeta”, se trata de uma tradução da palavra navi (do hebraico), que tem um significado diferente.

O espírito de profecia.

   O espírito de profecia é a inspiração que Deus dá ao homem por meio de seu Espírito Sagrado.

“E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.” Joel 2:28

“E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.” Ezequiel 36:27

“Atentai para a minha repreensão; pois eis que vos derramarei abundantemente do meu espírito e vos farei saber as minhas palavras.” Provérbios 1:23

O servo recebe o espírito da profecia e testemunha ensinando o povo a andar na verdade. Jesus cheio do Espírito de Deus, ensinou os seus discípulos para viverem pela verdade. Os seus discípulos guardavam os mandamentos de Deus e tinham o testemunho de Jesus. Ver Ap 12.17

O servo de Deus que tem o espírito de profecia, é aquele que guia o povo de Deus para o caminho correto. O testemunho dele é o espírito de profecia. Quando Jesus ensinava seus discípulos ele era um navi poderoso, guiando as pessoas para a salvação que vem de Deus, quando Jesus falava, a inspiração não vinha dele, mas diretamente de Deus, veja o que ele disse: “…As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras…” João 14:10

O testemunho.

   Todo navi(profeta) é um porta voz de Deus, o testemunho dele é o espírito da profecia nele. O testemunho do profeta são instruções da parte de Deus. João disse: “…porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.” Apocalipse 19:10, ou seja, Jesus foi um grande mensageiro, filho e servo de Deus.

   Aquele que segue os ensinos de Jesus, encontrará Deus, porque é como um caminho que leva a Deus. Quando o povo hebreu estava no Egito, Deus envio Moises para ser um caminho verdadeiro que levaria o povo para a vida, os tirando da morte para a vida. Moises não representava Deus, mas Deus se manifestou por meio de Moises, da mesma forma Deus se manifestou por meio de Jesus. Quando seguimos os ensinos de um filho de Deus, na realidade estamos seguindo o PAI Todo Poderoso.

   No livro de apocalipse tem uma menção sobre o espírito de profecia que Jesus tinha, assim está escrito: “E o dragão [Roma] irou-se contra a mulher [Israel], e foi fazer guerra ao remanescente da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus o Ungido.” Apocalipse 12:17

O testemunho de Jesus é o espírito de profecia, que são os ensinos do próprio Jesus. Portanto Jesus foi um poderoso Mensageiro de Deus entre nós. Seus ensinos até hoje nos conduzem a vida eterna, quem, segue os ensinos desse navi (Mensageiro), encontrará a vida.

Vamos entender o que é um testemunho profético.

Os testemunhos são ensinamentos divinos: Maravilhosos são os teus testemunhos; portanto, a minha alma os guarda. Salmos 119 :129

A minha alma tem observado os teus testemunhos; amo-os excessivamente. Salmos 119:167

Depois porás na arca o testemunho, que eu te darei. Êxodo 25:16 “…arca do testemunho…” Êxodo 26:34

Contudo tentaram e provocaram o Deus Altíssimo, e não guardaram os seus testemunhos. Salmos 78:56

À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles. Isaías 8:20

Ex 31:18 E deu a Moisés, quando acabou de falar com ele no monte Sinai, as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.

Ex 16:34 Como o Iehováh tinha ordenado a Moisés, assim Arão o pôs diante do testemunho, para ser guardado.

Ex 25:16 E porás na arca o testemunho, que eu te darei.

Ex 30:6 E porás o altar diante do véu que está junto à arca do testemunho, diante do propiciatório, que se acha sobre o testemunho, onde eu virei a ti.

Sl 19:7 A lei de Iehováh é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho de Iehováh é fiel, e dá sabedoria aos simples.

Sl 78:5 Porque ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, as quais coisas ordenou aos nossos pais que as ensinassem a seus filhos;

Is 8:16 Ata o testemunho, sela a lei entre os meus discípulos.

Is 8:20 A Lei e ao Testemunho! se eles não falarem segundo esta palavra, nunca lhes raiará a alva.

Qual foi o resultado do testemunho de Jesus?

Eis aqui o meu servo, que escolhi, o meu amado, em quem a minha alma se compraz; porei sobre ele o meu espírito, e anunciará aos gentios o juízo. Mateus 12:18

   O testemunho(instruções) de Jesus tem levado milhões de pessoas para a verdade, foi através dele que muitos tiveram acesso a LEI (instrução de Deus), os gentios foram agraciados por meio desse poderoso mensageiro de Deus. Enquanto Moises levou as instruções de Deus apenas para os israelitas, porém por meio do testemunho de Jesus, bilhões de gentios tiveram acesso não apenas ao testemunho dele, mas a todos os outros mensageiros de Deus.

   Até o 3º século antes do nascimento de Jesus, a biblia era um livro conhecido apenas entre os israelitas e poucos gentios, mas com a chegada do Mensageiro Jesus, a biblia se tornou mundial. O testemunho dele iluminou e ilumina vidas até os dias de hoje. Deus iluminou Jesus com o espírito de profecia e Jesus deu o testemunho, e o testemunho levou milhões de vidas a conhecerem a verdade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *