02 – Quando e como negamos Jesus?

    Quando e como negamos alguém que amamos ou seguimos? Falando necessariamente de quem seguimos o que seria negá-lo? Você já imaginou o que é negar Jesus? Atualmente o assunto é corriqueiro nas fileiras dos que adentram no judaísmo messiânico e nazareno. Muitos tem medo de negar Jesus e se espremem para dentro dessas organizações para não serem vistos com a doença “síndrome de Pedro”. Todos conhecem a história; Pedro negou Jesus depois de três cantos do galo ou três toques do shofar. Esse evento é tremendamente evitado pelos cristãos e messiânicos e nazarenos, eles não querem ser associados a Pedro, e serem vistos como alguém que nega Jesus. Mas de fato o que é negar Jesus? Vamos a partir de agora estudar esse assunto de suma importância.

O que diz Jesus sobre o assunto?

“Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus. Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; E assim os inimigos do homem serão os seus familiares. Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á. Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou. Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo. Mateus 10:33-41”

“Para que ouvísseis as palavras dos meus servos, os profetas, que eu vos envio, madrugando e enviando, mas não ouvistes; Jeremias 26:5”

    Vamos analisar a fala do mestre Jesus, ele disse: “Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante do meu Pai, que está nos céus”. Para sabermos de que tipo de negação ele está falando temos que continuar lendo o restante dos livros que contam a história de Jesus para entender essa incógnita. Pedro negou dizendo a seguinte frase: “Mulher, não o conheço. Lucas 22:57”

     Pedro nega novamente dizendo: “Ora, Pedro estava assentado fora, no pátio; e, aproximando-se dele uma criada, disse: Tu também estavas com Jesus, o galileu. Mas ele negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes. E, saindo para o vestíbulo, outra criada o viu, e disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o Nazareno. E ele negou outra vez com juramento: Não conheço tal homem. E, daí a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente também tu és deles, pois a tua fala te denúncia.

Mateus 26:69-73”

Ele negou Jesus dizendo que não o conhecia. Essa foi a forma que levou Pedro a negar o ungido de Deus. Mas para muitos ainda não ficou claro o que de fato é negar Jesus, vamos então a uma fala do próprio Jesus para tentarmos entender.

Disse Jesus:

“E a vida eterna consiste em: que conheçam a ti [Deus] só, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus o Ungido, aquele que tu enviaste.” João 17:3

      O que podemos concluir sobre o que de fato é negar

Jesus? Vamos então a nossa conclusão: Não podemos negar que Jesus é o ungido, o mensageiro de Deus, não podemos negar que ele foi enviado por Deus e não podemos negar os verdadeiros ensinos de Jesus. Ir contra esse fato inegável, constitui negar Jesus. Não podemos aceitar outras formas de negação porque tais formas foram acrescentadas pelos líderes religiosos pós Jesus.

Recapitulando as três formas de negar Jesus:

1ª – Ele não é o ungido(mashiach) de Deus: A palavra hebraica “mashiach” significa: unção. Remonta a uma pessoa que foi coberta de óleo sagrado, mas aqui estamos nos referindo a alguém que foi coberto pelo Espírito (ruach) do Eterno. Não podemos de forma alguma negar que o Espírito do Eterno estava sobre Jesus e negar isso é o mesmo que não aceitar que Jesus estava cheio da presença do Criador.

2ª – Ele não foi enviado por Deus: Jesus nosso mestre foi enviado pelo Todo Poderoso, para nos ensinar a verdade, para nos aproximar da Lei sagrada. Como enviado do Criador, ele nos trouxe ensinos preciosos e negar isso é o mesmo que recusar seus ensinos, é o mesmo que negar mensagem do Deus, porque se negarmos que ele foi enviado pelo Eterno estamos negando a ação do Eterno por meio do seu mensageiro. Se não ouvirmos a quem Deus envio estamos recusando a mensagem do próprio Deus, leia: “Para que ouvísseis as palavras dos meus servos, os profetas, que eu vos envio, madrugando e enviando, mas não ouvistes; Jeremias 26:5”

3ª – Recusando os ensinos de Jesus: Jesus veio nos ensinar a verdade, ele disse: “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” João 8:32, mas o que é a verdade? Nosso mestre nos ensina: “A tua palavra é a verdade” João 17:17 Ficou claro que nosso mestre veio ensinar a palavra do Eterno e não a dele mesmo, veio nos trazer luz, os ensinos dele são preciosos para nós. Mas lembrem-se os ensinos verdadeiros de Jesus são aqueles que estão em harmonia com a Lei e os profetas porque ele mesmo disse: 

Não pensem que vim anular a Instrução ou os profetas; não vim para anular, mas para levá-los ao pleno conhecimento. Porque em verdade eu digo para vocês: até que os céus e a terra passem, jamais um i ou um til passará da Lei, até que tudo seja conhecido.”

Mateus 5:17-18

     Será que podemos dizer que a palavra do Eterno é a Lei(instrução) dada por meio dos profetas? Sim podemos veja o que diz o profeta Davi: 

“A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua Lei (instrução) é a verdade. Salmos 119:142”

Jesus veio ensinar a Lei do Eterno, é por isso que os verdadeiros ensinos de Jesus estão em harmonia com o “antigo testamento” Primeiros Escritos. Todo ensino atribuído a Jesus que for contrário ao Primeiros Escritos logo é falso. Porque os ensinos de nosso mestre são puros e verdadeiros.

Falsos ensinos do que é negar Jesus.

Vou apresentar abaixo algumas alegações feitas por aqueles que acusam ser motivos suficientes de negação a Jesus.

Eles dizem:

Nega quem diz: Ele não é Deus.

Nega quem não aceita a transferência de nossos pecados para ele.

Nega quem não o aceita como parte da trindade.

Nega quem não o adora.

Nega quem não invocar o seu nome.

Nega quem não aceita o nascimento virginal. E etc.

  Todas essas falsas alegações sobre o que seria as verdadeiras causas da negação a Jesus são proclamadas por movimentos judaicos messiânicos e cristãos, mas lembrem-se Jesus nunca ensinou nenhuma das alegações citadas acima. Portanto são inválidas como normas que levam alguém a negar nosso mestre.

    Negar Jesus é não acreditar que ele foi feito mashiach (ungido) Ele mesmo disse ao citar o profeta Isaias: “18 O Ruach de Yehovah está sobre mim, uma vez que me ungiu (mashiach) para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para curar os quebrantados de lev, para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, 19 e para proclamar o ano aceitável de Yehovah. 20 E fechando o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. 21 Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta escritura aos seus ouvidos.” Lucas 4:18-21    Negar Jesus é não aceitar que ele é enviado de Deus: Ao não aceitar que o Eterno enviou Jesus, negamos seus ensinos e sua pessoa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *