08 – Para Jesus quem era Yehovah?

   A paz e a benção da parte de Deus sejam sobre tua vida. Você já se perguntou: Como Jesus entendia sobre Deus? Quem era o Deus todo Poderoso e como o Mestre observava essa questão? Se conseguirmos entender como Jesus via o Pai, poderemos também compreender de forma completa. Conhecer Deus é algo importantíssimo é questão de vida ou morte (espiritual).

1ª Característica de Deus: Ele é bom.

   Muitas pessoas têm uma imagem de um Deus mal e severo, um ser que mata por qualquer motivo, mas, para Jesus qual era a natureza de Deus? É Deus o Pai da bondade? Jesus reponde: “Não há bom senão um, que é Deus” Marcos 10:18 “Louvai ao Deus dos céus; porque a sua benignidade dura para sempre. Salmos 136:26”.

2ª Característica de Deus: Ele é um.

Jesus não tinha dois pais, ou acreditava em duas pessoas da divindade, mas, acreditava em um só Deus, uma só pessoa, ele disse: “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro…” João 17:3 “E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor (Yehovah) nosso Deus é o único Senhor (Yehovah). Mc 12:29 Dt 6.4

Observação: A melhor tradução para a palavra hebraica, “echad” é um, e não único, ver Deuteronômio 6.4.

   No texto seguinte fica mais claro o ensino de Jesus sobre a unicidade de Deus, veja o que ele disse: “E a ninguém na terra chameis vosso pai, [1] porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus.” Mateus 23:9

3ª Característica de Deus: Ele é Espírito.

    Algumas pessoas acham que Deus tem um corpo parecido com o corpo humano, mas, sabemos que isso não é verdade. Quando a bíblia descreve o Eterno Deus com mãos, está usando uma linguagem humano, usa o [2] antropomorfismo, Jesus ensinou algo importante ao dizer: “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” João 4:24 Tudo indica que era um entendimento comum naquela época, veja um ensino de Paulo: “Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito de Iehováh (Yehovah), aí há liberdade.” 2 Coríntios 3:17”

   O profeta Davi também entendia assim, veja o que ele disse: “Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Salmos 139:8” Um corpo não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo.

4ª Característica de Deus: Ele é nosso Pai.

Muitas pessoas acreditam que Deus é apenas o Pai de Jesus, mas isso não é toda a verdade, Ele também é nosso Pai e somos filhos dEle. Nós podemos fazer ainda mais coisas que Jesus fez se acreditarmos nos ensinos dele, se dermos crédito a mensagem do Servo de Deus, poderemos fazer ainda mais, “…Vocês farão ainda mais do que eu…” Jo 14.12

Em Jo 20.17 nosso mestre deixou claro que Deus é nosso Pai, em Mt 6.9-14 na oração do Pai Nosso, fica evidente a ideia de que Deus é nosso único Pai. O próprio Jesus disse: “A ninguém mais chame de Pai” Mt 23.9

Nesse estudo ficou evidente para você que Deus é bom, é um, é Espírito e é também nosso Pai? Não existe outro Deus além dEle. Assim como Jesus acreditava, nós também devemos acreditar, devemos seguir esses belos ensinos do mestre, quem acreditar em Jesus encontrará a redenção. A bíblia diz: “Creiam nos profetas e prosperarão” 2 Crônicas 20:20


[1] Comentário de Paulo: Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.

Efésios 4:6

[2] Antropomorfismo: Forma de pensamento comum a diversas crenças religiosas que atribui a deuses, a Deus ou a seres sobrenaturais comportamentos e pensamentos característicos do ser humano [A crítica ao antropomorfismo religioso foi um tema frequente na filosofia desde os seus primórdios na Grécia.]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *